Jogar O que é Como Jogar Jogo «ao vivo» Contactos

Com grande sucesso, o Quem Sabe Mais… tem vindo a ser jogado «ao vivo», quer como animação em eventos, quer em competições com eliminatórias, semi-finais e final, com a participação de alunos de escolas ou equipas representantes de freguesias.

 

O Jogo «ao vivo»

Poderão participar 2 a 6 jogadores individuais ou em pares (equipas de 2 ou mais jogadores).

Cada participante (ou equipa) responde a uma série de 3 perguntas seguidas, através das opções das teclas 1, 2 ou 3, sugeridas no ecrã. Após o aparecimento da pergunta, dispõe de 25 segundos para responder. Se acertar, marca pontos positivos. Com a resposta errada, pontos negativos.

Para acentuar a componente didáctica, acerte-se ou não na resposta, há sempre a visualização de um pequeno texto (e foto) informativo sobre o tema interrogado.

Cada edição do jogo pode apresentar 6 ou 12 séries de 3 perguntas (18 ou 36 perguntas) com as respostas correspondentes. Todas as páginas apresentam fotos de apoio às perguntas e às respostas.

Competição em 3 fases
1 – Realização de várias eliminatórias, findas as quais estarão apurados os participantes nas semifinais.
2 – Semifinais, com os concorrentes apurados nas eliminatórias, saindo de cada uma delas os participantes na final.
3 – Realização de uma final, com os apurados nas semifinais.
(e possibilidade da participação de público eventualmente presente)

Animação em certames
Preferencialmente com os jogos de 18 perguntas, por terem um tempo de duração mais conveniente (15 a 30 minutos), podem realizar-se, ao longo da duração do certame, várias sessões, num local central ou junto a um stand, garantindo o visionamento por parte dos participantes e do público que também é solicitado a participar.

Para realização do jogo basta um computador, um sistema de amplificação sonora e um plasma, ou  um projector e um ecrã.